A PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA

A Psicanálise é ao mesmo tempo, um método investigativo da mente humana, uma teoria que explica o comportamento humano e uma técnica psicoterapêutica idealizada e fundamentada pelo Médico Neurologista Dr. Sigmund Freud (1856-1939).

Inicialmente chamada de “a cura pela fala”, consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios…) de um sujeito, baseando-se principalmente nas associações livres, que são a garantia da validade da interpretação, sobretudo as expressas pelos chamados “atos falhos” e, pode estender-se para produções humanas, às quais não se dispõe de associações livres.

Podemos dizer que a Psicanálise é um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados obtidos através do método psicanalítico de investigação e utilizado como forma de tratamento.

A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da ação dos mecanismos de defesa do EGO e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo para a formação da personalidade humana são os conteúdos principais da Teoria Psicanalítica e as bases de sua aplicação na clínica.

É considerado Psicanalista, o indivíduo que apresentar sólidos conhecimentos da Teoria Psicanalítica, bem como pleno domínio da Técnica Psicanalítica e comprovada habilidade para o emprego da Psicanálise na área Clínica e como forma de Terapia. 

A entrada da difusão da Psicanálise no Brasil são consideradas  como uma das extensões do processo de modernização da nação, integrada à expectativa de predomínio do conhecimento científico na regulação da vida social. 

Os seus primeiros discípulos eram médicos, sobretudo psiquiatras, seguidos de artistas de vanguarda e por psicólogos, até os de 1960.  A partir de 1960 ampliou-se radicalmente ensejando um consumo imediato e mediato do conhecimento e da prática terapêutica psicanalítica.

A história remonta a 1920, quando Juliano Moreira, diretor do Hospital Nacional dos Alienados (HNA), fundador da psiquiatria científica no Brasil, referia-se às ideias freudianas sobre o inconsciente, como precioso recurso para compreender as manifestações observadas nos seus internos.

Nascido em Salvador, Bahia, Juliano Moreira ( 1873-1932) foi um médico psiquiatra e um dos introdutores da teoria psicanalítica no  Brasil.  A primeira vez que um artigo cientifico  de Freud foi citado em conferência brasileira se deu em 1899, por meio de Juliano Moreira. Sua formação se deu com Emile Kraepelin na Alemanha. As obras de Freud só passam a ser citadas a partir de 1914.

A primeira tese escrita sob sua inspiração foi do médico cearense Genserico de Souza Pinto, denominada: “Psicanálise – a sexualidade nas neuroses” defendida em 1915, na Faculdade Nacional de Medicina. Mas a personalidade mais motivada  com a Psicanálise, é  sem dúvida  Julio Porto Carrero, em que a  partir de 1919 se dedica ao  estudo do alemão, como dizia,  “ para ler Freud no original.

Já no estado de São Paulo, podemos ver a influência de Franco da Rocha.Primeiro professor de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de São no período de 1918 a 1923. Foi o precursor da Psicanálise. Em 1919, sua aula inaugural baseou-se numa abordagem psicanalítica de um assunto psiquiátrico. Franco da Rocha, lança o livro: “ O pansexualismo da  na doutrina de Freud”. Era chamado de  o Pinel paulista.

Mas a Psicanálise mais a frente vai expandir mais por intermédios dos modernistas, do que pela via psiquiátrica. Entre eles está Mario de Andrade. Uma vez lançada ao longo de 1920, logo vai rapidamente se tornar objeto de comentários e análises da parte dos mais intelectuais. Médicos, psiquiatras, cronistas sociais, pedagogos, etc.

CONCEITO PSICANALÍTICO

Escola é a construção teórica de elementos técnicos estruturados nos pilares básicos da psicanálise freudiana, considerando novos contextos e também abordagens ou aplicações.

Existem atualmente mais de 60 escolas psicanalíticas no mundo, entretanto 7 clássicas e 3 fundamentais.

ESCOLAS CLÁSSICAS

Nâo deixe para depois

Fale conosco agora!

Entre em contato e garanta sua vaga na próxima turma da SPCB

Contatos Diretos

Se preferir, envie-nos uma mensagem através do formulário ao lado, retornaremos seu contato em 24hs.

Nossas Redes Sociais

Envie-nos uma mensagem através do formulário a baixo, retornaremos seu contato em 24hs.

Obrigado.
Formulário enviado com sucesso,
em breve entraremos em contato.

Em caso de urgência chama no WhatsApp.